sexta-feira, 24 de junho de 2011

Usei e gostei ( Gramática) depois posto o restante......


  1. Complete as frases, usando os verbos dos parênteses no subjuntivo

    a)   Você quer que eu o ________________(ajudar). 
    b)   Você queria que eu o _______________ (ajudar).
    c)   É bom que você ____________________(arrumar) suas coisas.
    d) Seria bom que você__________________(arrumar) suas coisas.
    e)  Admito que você ____________________ (estar) certo.
    f)  Admitia que você ____________________ (estar) cedo.
    g) Duvidam de que nós__________________(ser) capazes.
    h) Duvidaram de que nós ________________(ser) capazes.
    i)  Pedem-me que _______________________(consultar) um oculista.
    j)  Pediram-me que ______________________ (consultar) um oculista.
    k) Talvez seja possível que vocês _________(chegar) a tempo.
    l)  Talvez fosse possível que vocês_________(chegar) a tempo.
    m)  É justo que eles ______________________ (pagar) a sua parte.
    n)  Seria justo que eles____________________(pagar) a sua parte.
    o)  É interessante que você ________________(descobrir) coisas novas.
    p)  Seria interessante que você _____________(descobrir) coisas.
    q) Ele aconselha que eu ___________________(vir) de carro.
     r) Ele aconselhou que eu __________________(vir) de carro.
    s) Caso você _____________________________(querer), posso ficar aqui.
    t) Caso você______________________________ (querer), podia ficar aqui.
    u) Desde que tu______________(entregar) os relatórios em dia, terás as folgas que quiseres 
    v) Desde que tu_______________(entregar) os relatórios em dia., terias as folgas que quiser
    w) Mesmo que__________________(chover) canivetes, eu vou sair.
    x)  Mesmo que___________________ (chover) canivetes, eu iria sair.
    y)  Mesmo se você________________ (fazer) tudo cedo, não o aceitarão
    z)  Mesmo se você________________(fazer) tudo certo, não o aceitariam.

    2. Complete as frases, copiando-as, usando os verbos dos parênteses no subjuntivo:

    a)  Se você        _______________(acabar) tudo, descanse.
    b)    Se você    ________________(acabar) tudo, descansaria.
    c)    Trarei um presente quando você          ___________(ser) universitário.
    d)    Traria um presente se      ____________________ (ser) seu aniversário 
    e)    No momento em que nós    ______________         (sair), eles entrarão. 
    f)     No momento em que nós ____________________(sair), eles entrariam.
    g)    Quando vós      _____________   (limpar) esta sujeira, estareis livres.
    h)    Se vós _____________________ (limpar) esta sujeira, estareis livres. 
    i)      Se tu ______________________(colaborar) comigo, ganharás um doce. 
    j)      Se tu______________________  (colaborar) comigo, ganharias um doce.
3.Transcreva as frases abaixo, em seu caderno, passando-as para a 3ª pessoa do singular: 
    a) Não sejas tolo, homem! 
    b) Nada viste além de teu infortúnio. 
    c)  Amanda, por que não vens comigo e aprecias a exposição das estátuas chinesas ? 
    d) Vem ver os espetáculo, Luana, e esquecerás que foste mal na prova de português. 
    e) Amai vossos inimigos, disse o Senhor. 
    f) Bendizei os que vos maltratam.
    g) Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal . 
    h) Procura-me na escola que estarei lá. 
    i) Aciona os motores do navio: já partiremos. 
    j) Belisca-me para ver se estou sonhando. 
    k) Entoa aquela canção de ninas que cantavas quando era criança.
    CIPRO NETO. Pasquale. INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Scipione, 1999, p. 133.

Nenhum comentário: